EDIFÍCIO SIA 600
2017
Brasília/DF
LOCALIZAÇÃO
Brasília/DF
PROJETO
2012
EXECUÇÃO
2017
ÁREAS
Terreno - 800m²
Construção - 2432,10m²
AUTORES
Gabriel Nogueira
Guilherme Araujo
Pedro Grilo
EQUIPE
Laíssa Novais
Marcelo Pimenta
Mariana Freitas
Paulo Cavalcante
COLABORADORES
Paisagismo - Quinta arquitetura e paisagismo
Engenharia estrutural - Proest
Eng. Yasser Vasconcellos
Eng. Vladimir Barban
Instalações - Efatá Projetos e Soluções
Ar Condicionado - Condix
Obra - Consult Construtora e Incorporadora
Eng. Felipe Gontijo
Eng. Carlos Henrique Simões
FOTOS
Haruo Mikami
FORNECEDORES
Iluminação - Dessine / WSG iluminação
Revestimentos - Portobello
Piso Elevado - Concresteel
Esquadrias e Divisórias - Alumi
Marcenaria - Andrighetti
Estrutura metálica da fachada - Vitória Metalurgia
O edifício corporativo fica localizado no Setor de Indústria de Brasília e teve um objetivo claro: a obtenção do maior vão corporativo possível por pavimento, visando abrigar empresas da área criativa e do áudio visual.
A composição volumétrica do edifício revela a sua disposição interna: um volume branco suspenso, voltado para leste, abriga o vão corporativo; um bloco lateral, mais estreito, voltado para oeste, abarca as funções de apoio, como escadas, banheiros, salas de diretores e reuniões e copa; entre eles, a circulação vertical e horizontal do edifício. As fachadas laterais, nascente e poente, foram tratadas conforme a sua orientação e revelam o caráter dos espaços que abrigam. Assim, a fachada oeste é mais hermética, com aberturas menores dispostas conforme a necessidade. Já a fachada leste possui maior transparência. Ela é composta por grandes estantes metálicas que abrigam as condensadoras dos refrigeradores de ar, além de operar como elementos de proteção solar para o espaço interno.
O recuo frontal do edifício foi escavado de forma a aumentar a luminosidade e ventilação do subsolo, além de resguardar a edificação. Assim, os acessos de veículos e pedestres são feitos por duas pontes, suspensas sobre um talude gramado, que conduzem para a recepção central, na parte frontal do prédio. Nas demais áreas do térreo, foram alocadas as vagas de garagens necessárias para atender a legislação local.
Os pavimentos tipo (2º ao 4º) são flexíveis o suficiente para abrigar empresas de diferentes tamanhos. Assim, eles podem ser utilizados como um espaço único de 303m² ou ser subdivididos em diferentes combinações.
Na cobertura foram dispostos os espaços sociais a serem compartilhados por todas as empresas do edifício: sala de conferências, sala de reunião e restaurante, todos voltados para um amplo terraço panorâmico, com visuais para diversos bairros do entorno.