CASA BRIAND
2009
Brasília/DF
LOCALIZAÇÃO
Brasília/DF
PROJETO
2008
EXECUÇÃO
2009
ÁREAS
Terreno - 450m²
Residência - 250m²
AUTORES
Brunno de Sá
Daniel Brito
Gabriel Nogueira
Guilherme Araujo
Pedro Grilo
Thiago Turchi
O partido adotado para a residência buscou atender a uma exigência dos moradores: conciliar o estilo das casas provençais francesas com uma espécie de releitura da arquitetura colonial de Pirenópolis. Dessa maneira, evitou-se a ocupação total do segundo pavimento e implantou-se a residência ao fundo do lote, em uma posição mais discreta possível.
Para agregar os valores arquitetônicos da Provença francesa, o volume mais alto da residência foi tratado diferenciadamente. Enquanto o térreo é mais aberto, com suas amplas janelas emolduradas remetendo ao colonial brasileiro, o segundo pavimento buscou um tratamento mais sóbrio e robusto, apenas levemente quebrado pela presença de uma varanda frontal.
Um pátio externo articula a sala de jantar, a cozinha e a área de serviço. Tendo em vista as profissões dos clientes, ele, chefe de cozinha, ela, fotógrafa, esse espaço tem como principal objetivo conectar a cozinha e o atelier, criando assim uma circulação direta e alternativa.
No pavimento térreo as funções da casa são distribuídas em três faixas distintas. À frente situa-se a parte social, com salas de estar e jantar integradas por uma longa varanda. No espaço central fica a cozinha, ligada às áreas íntimas e sociais bem como ao pátio externo por meio de três acessos distintos. Ao seu lado, uma sala íntima opera a transição entre os ambientes sociais e a parte reservada da casa, dando acesso a um corredor com iluminação zenital que interliga os dois dormitórios, o banheiro e o estúdio. É também da sala íntima que se dá o acesso à suíte principal, situada no segundo pavimento.
Para o segundo pavimento ficou reservado o espaço de uma ampla suíte, com closet integrado e uma varanda voltada para a principal visual do lote.