AGNELO PACHECO COMUNICAÇÃO
2012
Brasília/DF
LOCALIZAÇÃO
Brasília/DF
PROJETO
2012
EXECUÇÃO
2012
ÁREAS
Terreno - 450m²
Construção - 534m²
AUTORES
Brunno Vilela
Guilherme Araujo
Pedro Grilo
EQUIPE
Letícia Pacheco
COLABORADORES
Reforço estrutural - Moacir Buhrer
Ar condicionado - Thermacom
Luminotécnico - TC Iluminação
Obra civil - Empred Engenharia e Manutenção Predial
Engenheiro responsável - Paulo Resende
FOTOS
Joana França
FORNECEDORES
Marmoraria - Marmoluz
Forro de gesso - Centerflex
Marcenaria - Antunes Armários e Cozinhas / Silvânia Marcenaria
Ar condicionado - Engear Refrigeração
Brises - Matriz Metalurgia
Letreiros - Carplac
Vidros e divisórias - Central Vidros
Piso vinílico - Cervellini Revestimentos
Persianas - Sublimes Persianas e Decorações
O projeto dessa agência de comunicação teve como principal desafio a adequação do extenso programa a um antigo edifício de gráficas, a ser compartilhado com uma produtora de vídeos.
Os clientes buscavam um espaço com permeabilidade visual que facilitasse a integração e comunicação da equipe. O desafio foi se adaptar à um edifício não convencional, em que as áreas de trabalho passaram a ser distribuídas ao longo de 4 pavimentos de tamanhos desiguais, ligados apenas por escadas situadas em diferentes pontos do prédio. No total foram dispostas 10 plataformas de trabalho, com capacidade para 64 funcionários, além de 6 salas de diretoria e coordenação.
O partido plástico adotado para a agência teve como princípio a demarcação do percurso principal de circulação, seguindo desde a entrada e ao longo dos demais andares do prédio, passando pelas escadarias e espaços de trabalho conforme o fluxo sugerido. A cor vermelha, predominante na identidade visual da agência, foi o principal recurso utilizado para a demarcação. Em contraste com o vermelho, o piso em tom de madeira clara e a forte predominância do branco nas paredes e móveis foram utilizados nos demais espaços da agência.
O reaproveitamento do mobiliário existente, tanto no edifício como oriundo da antiga sede da agência, foi outro desafio de projeto. Parte das soluções encontradas envolveu a complementação de peças de mobiliário existentes ou a fabricação de móveis de acabamento semelhante aos encontrados, visando unidade ao conjunto.